Instale o Adobe Flash Player 9.0 (ou maior).
JavaScript deve estar ativo.




No litoral do Espírito Santo, próximo à divisa com o estado a Bahia, Itaúnas mantém características de uma autêntica vila de pescadores, é a imagem da tranqüilidade, uma igrejinha branca na praça, manifestações folclóricas, casas simples, pousadas rústicas, poucos carros ruas sem pavimentação e uma boa comida caseira.  As praias extensas e tranqüilas, com enormes dunas de areias branco-douradas finíssimas e mar de águas mornas e limpas, dentro de área preservada pelo Parque Estadual de Itaunas– proteger o meio ambiente dunas, restingas, mangue sua fauna e flora.
A Vila atual, às margens do rio Itaúnas, nasceu na década de 70 após a população ter deixado o povoado original, no outro lado do rio, que foi soterrado pelo movimento das dunas. Da antiga Vila, fundada há mais de 300 anos, ainda podem ser vistas algumas ruínas no meio dos montes de areia.
A noite de Itaúnas tornou-se famosa pela animação do autêntico forró pé de serra, que vira a madrugada, ir pras Dunas ver o sol nasce e a tarde o pôr do sol. As pousadas exóticas, bonitas, simples e adequadas ao ambiente da Vila. Restaurantes, pizzaria, lanchonetes, tapiocaria, creperia, sorveteria, lojas de artesanatos, farmácias, lan house  à sua disposição
Itaunas é conhecida por suas lindas dunas  o forró contagiante que envolve toda a Vila mas  principalmente pela energia  pelo paraíso  pelas belezas naturais.

Praias
De Itaúnas, - praticamente deserta, com formação de piscinas naturais na maré baixa temperatura 26°c, quiosques com petiscos, bebidas, chuveiros e banheiros, de praia de Riacho Doce  divisa ES/BA, paraíso encantado de águas limpas. De Costa Dourada /BA acesso por Itaunas formação de falésias e rios na praia.

Trilhas
Buraco do Bicho - solo arenoso, restingas e dunas, Borboletas – meio a mata do cerrado e restinga, Tamandaré – solo arenoso mangue e dunas, Rio – alagados, Ruínas – sítios arqueológicos.

Folclore
Baseadas no sincretismo afro-católico, as manifestações folclóricas reúnem centenas de moradores de Itaúnas, apresentando danças e músicas típicas. As celebrações mais famosas são o alardo, que representa as lutas medievais entre mouros e cristãos, ticumbi, ou congo, em homenagem a São Benedito. As festas ocorrem principalmente entre o final de dezembro e em janeiro.

Forró
De origem nordestina, o forró uma atração de Itaúnas  que contagia os  jovens envolvendo –os na noite e  madrugada em bailes animadíssimos, com presença de gente famosa no  Buraco do Tatu e Bar Forró.

Dica:Encha o “tanque do seu carro, pois aqui não tem posto de abastecimento, se lembra...” é uma reserva “ecológica”, e venha estamos te esperando, boa viagem.